Call Us Today:
+55 11 3021 6238

Estudos

 
Auxiliamos na definição e embasamento de pleitos, elaboramos políticas setoriais, e desenvolvemos estudos sobre temas de interesse específico das entidades e de órgãos governamentais, privados ou multilaterais.

CHINA E O SEU EFEITO SOBRE A INDÚSTRIA DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS NO BRASIL - ABIMAQ | 2006

Patrícia Véras Marrone

O estudo intitulado “China e o seu efeito sobre a indústria de máquinas e equipamentos no Brasil”, foi elaborado para a ABIMAQ.
De autoria da economista Patrícia Marrone/Websetorial, o trabalho de 177 páginas, escrito a partir de agosto de 2005, é composto de cinco capítulos.
Inicialmente concebido com o objetivo de situar o fabricante de bens de capital sobre a concorrência dos produtos similares chineses nos mercados interno e internacional, o livro ultrapassa essas metas. Mostra, por exemplo, os passos da política industrial nesse país, que começou a ser implantada em 1989, as vantagens competitivas, os pontos fracos e as oportunidades na China, assim como as vantagens do setor de máquinas e equipamentos brasileiro em relação a esse concorrente, que ameaça o equilíbrio e hegemonia mundial, ao ser capaz de fabricar produtos a custos inferiores com economia de escala.

Saúde 4.0 - Propostas para impulsionar o ciclo das inovações em Dispositivos Médicos (DMAs) no Brasil - ABIIS | 2015

Patricia Véras Marrone (Coord.)

 O estudo descreve como melhorar o processo de incorporação da tecnologia médica mais adequada ao perfil da população de um país, no caso o Brasil.  As recomendações se referem ao ciclo de vida do produto, que inclui: identificação das necessidades, avaliação e introdução da tecnologia no sistema,  sua produção doméstica ou importação, regulação, gestão de compras, utilização, treinamento de uso, manutenção, substituição, descarte, e volta ao   aprimoramento incremental do produto, por meio do desenvolvimento de novas tecnologias.

 

POLÍTICAS PÚBLICAS: AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E AS COMPRAS GOVERNAMENTAIS - SEBRAE | 2005

A presente publicação visa criar condições para o acesso das micro e pequenas empresas ao mundo das compras governamentais.
Com o objetivo de trazer elementos relevantes que fomentem tal discussão, trouxemos à tona experiências em diversos continentes, inclusive os avanços nessa área que tivemos no Brasil.

LIVRO BRANCO DA INDÚSTRIA DE PNEUS - UMA POLÍTICA INDUSTRIAL PARA O SETOR - ANIP | 2015

Patricia Véras Marrone (Coord.)

O documento reúne um resumo das atividades da ANIP, a análise dos problemas que reduzem a competitividade do setor e apresenta 11 propostas para mitigá-los.

 

AS MUDANÇAS NO SETOR SIDERÚRGICO E OS REFLEXOS PARA A INDÚSTRIA DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS - ABIMAQ | 2005

Patrícia Véras Marrone

O Setor Siderúrgico é muito importante para a indústria de máquinas e equipamentos pois é fornecedor de insumos e, ao mesmo tempo, consumidor de máquinas e equipamentos. O estudo foi elaborado para que os fabricantes de máquinas e equipamentos pudessem compreender todos os aspectos que permeiam a questão das freqüentes oscilações nos preços do aço ocorridas nos últimos. O estudo procurou também orientar a ação da entidade em prol dos seus associados no que se refere a esta questão.

Automação & Sociedade

A obra traça um panorama abrangente das tecnologias associadas a essa revolução que se inicia, bem como dos impactos de sua adoção para a sociedade e para o Brasil. Elaborado de forma coletiva sob a coordenação do Dr. Elcio Brito, Dra. Maria Lídia Dias, Prof. Dr. Sergio Luiz Pereira, membros do grupo GAESI (Gestão em Automação em TI) do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP) e do Prof. Dr. Eduardo Mario Dias, coordenador do GAESI/EPUSP e membro do Centro de Inovação do INRAD, da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), o livro reúne o pensamento de mais de 50 autores de diferentes áreas do conhecimento, oriundos da academia e do mercado, vinculados a várias organizações, entre as quais, a Websetorial.