Call Us Today:
+55 11 3021 6238
+55 11 95155-0506

Estudos

 
Auxiliamos na definição e embasamento de pleitos, elaboramos políticas setoriais, e desenvolvemos estudos sobre temas de interesse específico das entidades e de órgãos governamentais, privados ou multilaterais.

CHINA E O SEU EFEITO SOBRE A INDÚSTRIA DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS NO BRASIL - ABIMAQ | 2006

Patrícia Véras Marrone

O estudo intitulado “China e o seu efeito sobre a indústria de máquinas e equipamentos no Brasil”, foi elaborado para a ABIMAQ.
De autoria da economista Patrícia Marrone/Websetorial, o trabalho de 177 páginas, escrito a partir de agosto de 2005, é composto de cinco capítulos.
Inicialmente concebido com o objetivo de situar o fabricante de bens de capital sobre a concorrência dos produtos similares chineses nos mercados interno e internacional, o livro ultrapassa essas metas. Mostra, por exemplo, os passos da política industrial nesse país, que começou a ser implantada em 1989, as vantagens competitivas, os pontos fracos e as oportunidades na China, assim como as vantagens do setor de máquinas e equipamentos brasileiro em relação a esse concorrente, que ameaça o equilíbrio e hegemonia mundial, ao ser capaz de fabricar produtos a custos inferiores com economia de escala.

LIVRO BRANCO DA INDÚSTRIA DE PNEUS - UMA POLÍTICA INDUSTRIAL PARA O SETOR - ANIP | 2015

                                                   

Patricia Véras Marrone (Coord.)

O documento reúne um resumo das atividades da ANIP, a análise dos problemas que reduzem a competitividade do setor e apresenta 11 propostas para mitigá-los.

 

POLÍTICAS PÚBLICAS: AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E AS COMPRAS GOVERNAMENTAIS - SEBRAE | 2005

A presente publicação visa criar condições para o acesso das micro e pequenas empresas ao mundo das compras governamentais.
Com o objetivo de trazer elementos relevantes que fomentem tal discussão, trouxemos à tona experiências em diversos continentes, inclusive os avanços nessa área que tivemos no Brasil.

AUTOMAÇÃO & SOCIEDADE

Élcio Brito (Coord.)

A obra traça um panorama abrangente das tecnologias associadas a essa revolução que se inicia, bem como dos impactos de sua adoção para a sociedade e para o Brasil. Elaborado de forma coletiva sob a coordenação do Dr. Elcio Brito, Dra. Maria Lídia Dias, Prof. Dr. Sergio Luiz Pereira, membros do grupo GAESI (Gestão em Automação em TI) do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP) e do Prof. Dr. Eduardo Mario Dias, coordenador do GAESI/EPUSP e membro do Centro de Inovação do INRAD, da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), o livro reúne o pensamento de mais de 50 autores de diferentes áreas do conhecimento, oriundos da academia e do mercado, vinculados a várias organizações, entre as quais, a Websetorial.

AS MUDANÇAS NO SETOR SIDERÚRGICO E OS REFLEXOS PARA A INDÚSTRIA DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS - ABIMAQ | 2005

Patrícia Véras Marrone

O Setor Siderúrgico é muito importante para a indústria de máquinas e equipamentos pois é fornecedor de insumos e, ao mesmo tempo, consumidor de máquinas e equipamentos. O estudo foi elaborado para que os fabricantes de máquinas e equipamentos pudessem compreender todos os aspectos que permeiam a questão das freqüentes oscilações nos preços do aço ocorridas nos últimos. O estudo procurou também orientar a ação da entidade em prol dos seus associados no que se refere a esta questão.

O CICLO DE FORNECIMENTO DE PRODUTOS PARA SAÚDE NO BRASIL | 2019

Nesta segunda edição, procuramos publicar
números atualizados sobre o setor de fornecimento de produtos para saúde no Brasil e estabelecer comparativos com os resultados anteriores, para mensurar tendências de mercado que possam orientar não só as próprias empresas em seus negócios, mas também auxiliar na definição de políticas públicas que busquem a sustentabilidade de todos os players da saúde.

 

SAÚDE 4.0 - Propostas para impulsionar o ciclo das inovações em Dispositivos Médicos (DMAs) no Brasil - ABIIS | 2015

Patricia Véras Marrone (Coord.)

 O estudo descreve como melhorar o processo de incorporação da tecnologia médica mais adequada ao perfil da população de um país, no caso o Brasil.  As recomendações se referem ao ciclo de vida do produto, que inclui: identificação das necessidades, avaliação e introdução da tecnologia no sistema,  sua produção doméstica ou importação, regulação, gestão de compras, utilização, treinamento de uso, manutenção, substituição, descarte, e volta ao   aprimoramento incremental do produto, por meio do desenvolvimento de novas tecnologias.

 

THE CYCLE OF THE SUPPLY OF HEALTH PRODUCTS IN BRAZIL | 2018

 

The activity of importing and distributing health products is extremely complex, costly and burdened by a series of distortions that affect the entire Brazilian health system, such as it is shown throughout this publication. More than simply buying and selling products or transporting from one place to another, the activity of the importer and distributor is full of services provided throughout the process that today makes this activity vital for the functioning of health in Brazil. In order to contribute to the discussions held by the industry and society about the future of our system, ABRAIDI launches the publication “The Cycle of the Supply of Health Products in Brazil”, seeking to show in detail the activities carried out by this industry that is vital for the health care of millions of patients in Brazil.